Pai? Presente!

O projeto Pai? Presente! visa identificar menores que não têm o nome do pai no registro de nascimento e procurar o familiar para assumir a responsabilidade pelo filho. A ação "Pai? Presente!" teve início em março de 2009 no município de São Sebastião do Caí no Rio Grande do Sul. Em julho de 2010, o convênio foi estendido para todo o Estado do RS. A iniciativa tem o engajamento da BSG, Defensoria Pública, Ministério Público e cartórios de registros.

Pela medida, os pais são chamados para registrar os menores, contribuir financeiramente com a criação destes e a participar ativamente de suas vidas. A primeira fase é a identificação das crianças nessa situação, por meio de escolas e do cartório. Na sequência, as mães são procuradas para determinar a identidade do pai. Quando este é encontrado, a Defensoria Pública providencia a realização de um teste de paternidade. A etapa seguinte é inserir a figura paterna no cotidiano da criança.

A iniciativa surgiu a partir de estudos mostrando que a falta da figura paterna é um dos fatores que leva ao uso de drogas e à evasão escolar. Levantamento feito pelo projeto apontou que 6% das crianças de São Sebastião do Caí não têm o nome do pai no registro. O trabalho já apresenta resultados positivos. Das 71 mães de crianças sem o registro do pai chamadas na primeira etapa do projeto, 59 compareceram para regularizar a situação.

Redes Sociais

Banner
Banner
Banner
Banner

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Newsletter

Integração - Mail2easy
Nome
e-mail
Receber e-mail?
receber
não receber
Banner
Banner

Colabore com a nossa causa

Associação Brasil Sem Grades
CNPJ: 05.392.209/0001-61
237 - Banco Bradesco
Agência: 1651-9
C/C: 13282-9

Galeria de Imagens